Abdominais retiram a dor nas costas?

Abdominais retiram a dor nas costas?

Jun 15, 2015. | Autor: Luís Ramalho

Antes de mais é preciso definir o que se entende por “dor de costas”. Pode-se definir como sendo a dor que ocorre na região lombar, também denominada lombalgia, e que pode irradiar para as nádegas, coxas e pernas. Ela pode ocorrer em qualquer idade sendo rara na infância e mais comum após os 40 anos, caracterizando uma das principais queixas da velhice. É muito frequente no adulto, acreditando-se que 5% da população mundial sofre de dores nas costas. É uma das principais causas de aposentadoria por invalidez.

Pode ser devida a inúmeras causas que vão desde a hérnia discal até problemas emocionais passando por tumores e por problemas posturais. Basicamente deve-se a distúrbios da musculatura e da coluna espinhal. Quando ocorre no jovem em geral deve-se a problemas relacionados a posturas incorrectas, quedas, acidentes, obesidade e também a problemas congénitos (escolioses). Na velhice a artrose (o processo de envelhecimento ósseo) e a osteoporose (processo de enfraquecimento ósseo) são as principais causas. A mulher na menopausa e com vida sedentária apresenta tendência à osteoporose o que favorece o aparecimento de dores lombares. No adulto jovem, a postura inadequada é causa frequente de lombalgia e está relacionada à maneira de se sentar, de se deitar, de carregar peso, etc. O hábito de dormir num colchão de molas ou a prática de actividade física excessiva e incorrecta, por exemplo, levam a dores lombares de difícil tratamento.

Quando a dor lombar se associa a dor irradiada para a coxa e para a perna ocorre o que se denomina compressão radicular. Nesta situação o nervo é comprimido sendo que a causa mais frequente a hérnia de disco que está relacionada a traumatismos que ocorrem durante a vida. Os tumores da coluna também se manifestam com dores deste tipo.

A ansiedade, o stress e a depressão podem também levar a dor nas costas, constituindo uma situação muitas vezes complexa.

Algumas vezes doenças intra-abdominais, como por exemplo a Infecção Urinária, Calculose Renal e o Aneurisma da Aorta Abdominal, podem provocar dores lombares confundindo-se com problemas da coluna. Poderá saber mais sobre estes problemas na nossa secção de Patologias.

Em todas as situações de lombalgia, há necessidade de estudo minucioso no sentido de se fazer um diagnóstico correto. O estudo da coluna é feito por radiografias simples e pela ressonância nuclear magnética. A tomografia computadorizada da coluna não é a melhor indicação para o estudo da coluna vertebral. Relativamente a esta questão se os abdominais retiram a dor de costas, é muito provável que se o problema for de más posturas ou um problema de fraqueza muscular dos abdominais, se estes estiverem bem trabalhados e fortalecidos a dor irá diminuir.

Se quiser saber mais, vá a coluna.com.

Subscreva

Subscreva este blog através de RSS.

Se junte a nós

Categorias

Anatomia 5

Exercicios 24

Posts Recentes

Tags Populares

Anatomia (5) Exercicios (24)

Sobre

Só os melhores exercícios abdominais

Redes Sociais