##Músculo pequeno oblíquo do abdômen (Musculus obliquus internus abdominis)
Encontra-se situado por dentro do grande oblíquo, apresentando inserções de origem e inserções terminais.
As inserções de origem fazem-se no terço externo da arcada crural na espinha ilíaca ântero-superior, no interstício da crista ilíaca e na aponevrose posterior do pequeno oblíquo, que se vai fundir com a aponevrose do grande dorsal. As inserções terminais são feitas por três tipos de feixes.
Os feixes posteriores inserem-se no bordo interior das três úllimas cartilagens costais. Os feixes anteriores, depois de se dirigirem para baixo e para dentro, vão fundir-se aos feixes do músculo transverso, constituindo o tendão conjunto(Falx inguinalis) e inserir-se na crista pectínea e no púbis. Os feixes médiosvão constituir a aponevrose anterior do pequeno oblíquo que, ao alcançar o bordo exlerno do grande recto, se divide, comportando-se de forma diferente em cima e em baixo. Nos três quartos superiores, a aponevrose anterior do pequeno oblíquo dá dois folhetos, um anterior que passa adiante do grande recto e um posterior que lhe passa atrás. No quarto inferior a aponevrose passa integralmente adiante do grande recto.
Os feixes anteriores juntam-se a fibras do músculo transverso do abdômen, descem para o testículo, em volta do cordão espermático, dando origem ao cremáster externo, que é constituído por um feixe externo e por um feixe interno.
Subscreva este blog através de RSS.
Anatomia 5
Exercicios 24