Músculo grande oblíquo do abdômen

Músculo grande oblíquo do abdômen

Jun 19, 2015. | Autor: Luís Ramalho

##Músculo grande oblíquo do abdômen (Musculus obliquus externus abdominis)

Encontra-se situado na porção ântero-lateral do abdômen, apresentando inserções de origem e inserções terminais. As inserções de origem fazem-se, em cima, na face externa e no bordo inferior das oito últimas costelas. As inserções terminais são feitas por intermédio de um tendão que se denomina de aponevrose do grande oblíquo. Esta aponevrose vai fixar-se na crista ilíaca, no bordo anterior do osso coxal, no púbis e na linha branca. Na crista illíaca insere-se no seu lábio externo e na espinha ilíaca ântero-superior.

Músculo grande oblíquo do abdômen

No bordo anterior do osso coxal, os feixes aponevróticos passam adiante do psoas-ilíaco e do nervo crural revestidos pela fascia ilíaca, aderindo a esta fascia. A aponevrose passa depois sobre a artéria femoral , a veia femoral e linfáticos, acabando por cobrir o músculo pectíneo e a sua aponevrose. Insere-se depois na porção interna da crista pectínea, constituindo esta porção da aponevrose do grande oblíquo, o ligamento de Gimbernat (Ligamentum lacunare).

A porção da aponevrose do grande oblíquo, que se estende desde a espinha ilíaca ântero-superior até à espinha do púbis, constitui a arcada crural ou femoral. Ao nível do púbis, as fibras aponevróticas dividem-se em feixes superficiais e profundos. Os feixes superficiais inserem-se na espinha do púbis por duas formações distintas, o pilar interno (Crus mediale) e o pilar externo (Crus laterale), que são unidos, na porção superior, pelas fibras arciformes de Nicaise (Fibrae intercrurales). Estes feixes superficiais delimitam o orifício superficial ou interno do trajecto inguinal. Os feixes profundos formam o pilar posterior ao ligamento de Colles (Ligamentum reflexum), que se insere no púbis do lado oposto.

Na linha branca (Linea alba), as fibras aponevróticas do grande oblíquo contribuem para a constituição desta formação, depois de se entrecruzarem com as aponevroses do músculo homónimo do lado oposto e com as outras aponevroses de músculos largos do abdómen.

Subscreva

Subscreva este blog através de RSS.

Se junte a nós

Categorias

Anatomia 5

Exercicios 24

Posts Recentes

Tags Populares

Anatomia (5) Exercicios (24)

Sobre

Só os melhores exercícios abdominais

Redes Sociais